segunda-feira, 25 de julho de 2011

Panquecas americanas




Igredientes:

3 ¼ xícara (chá) de leite
3 ovos ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
350g de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de sal
80g de açúcar peneirado
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:


Numa tigela faça uma mistura com os ingredientes líquidos, coloque leite, ovos e manteiga derretida e misture.
Em outra tigela misture os ingredientes sólidos, coloque farinha de trigo, sal, açúcar, bicarbonato de sódio e fermento em pó. Vá despejando os ingredientes líquidos (reservado acima) nos ingredientes secos, mexendo rapidamente com um batedor de arame.
Obs.: Não se importe se formar grumos na massa. Não bata demais a massa, pois a massa tem fermento e bicarbonato e se bater demais as panquecas não ficarão macias.
Para fazer as panquecas pegue uma frigideira, unte com óleo, coloque em fogo baixo e no centro da frigideira coloque ½ concha de massa (cerca de 1/3 de xícara de chá). Balance um pouco a frigideira para que forre todo o fundo com a massa e deixe no fogo baixo. Depois de um minuto vai começar a aparecer bolhas na superfície da massa. Quando a massa estiver dourada nas bordas e com bolhas por toda a superfície, vire-a para dourar do outro lado. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Vá arrumando as panquecas, uma sobre a outra, ao lado do fogão para ficarem aquecidas até o momento de servir. Sirva com maple syrup, mel, morango, blueberry, framboesa, geleia de morango e de laranja, cereja, açúcar de confeiteiro, ganache, chantilly, karo de morango, caramelo, marshmallow, hortelã.